Com 18 anos de estrada, o Barbatuques – grupo que é referência internacional em música corporal – abre a programação para a família do novo Teatro MorumbiShopping. No palco, seis músicos apresentam show com repertório desses quase 20 anos de carreira, além de releituras de canções de domínio público.
Barbatuquices é uma “aula-espetáculo” na qual o público interage com os integrantes do grupo, vivenciando brincadeiras musicais e descobrindo seu corpo sonoro por uma deliciosa e lúdica imersão na riqueza do repertório popular e das músicas do próprio grupo. O público deve esperar apresentações envolventes e contagiantes, que proporcionam uma experiência única através da combinação entre ritmos, sons e movimentos, além da presença cênica do grupo. O repertório dos shows inclui composições próprias, adaptações, improvisações e interações com o público.
Fernando Barba revisitou a obra do grupo para recriar os arranjos, priorizando mostrar o potencial da percussão corporal. Foram feitas releituras de músicas populares brasileiras, como Tá Caindo Fulô e Marinheiro Só (ambas de domínio público). Também integram a apresentação duas composições inéditas em palco – Mãos à Obra e Pé na Tábua (Helô Ribeiro) e O Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi) – e clássicos do repertório do grupo: Barbapapa’s Groove (Fernando Barba); Hit Percussivo (Fernando Barba e Giba Alves) e Quem Som? (João Simão).
São quatro trabalhos na discografia: o mais recente Ayú (2015), e os anteriores Tum Pá (2012) para o público infantil, além de Corpo do Som (2002) e O Seguinte é Esse (2005). O Barbatuques também tem na conta dois DVDs: Corpo do Som ao Vivo (2007) e Tum Pá, ao vivo (2014).
Escolhido pelo diretor musical Fernando Barba, o nome “aula-espetáculo” remete à grande brincadeira em família que deve ser a apresentação, feita para crianças e adultos, de maneira simples e integrada. Os momentos de espetáculo e interação com o público se confundem sob a cantoria e as batucadas pelo corpo.
Com agenda regular de shows no Brasil e Exterior, além de oficinas em empresas, escolas, fundações culturais e instituições educacionais, o Barbatuques se tornou reconhecido no meio artístico, corporativo e pedagógico com sua maneira singular de fazer música e as inúmeras possibilidades de extrair sons do corpo. Melodias e diferentes ritmos são criados a partir de efeitos de voz e outros sons como palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia.
No palco de Barbatuquices, seis caixas metálicas, parcialmente revestidas de lona e com luzes de LED colorido, complementam de maneira simples a cena, concebida pelo artista gráfico André Hosoi, que também criou os figurinos. “A música com o corpo já é um elemento cênico por si”, opina Hosoi. Toda iluminação está nas mãos de Miló Martins, que vem trabalhando com o Barbatuques há dez anos.
“É tudo feito com o corpo, direto ao ponto, sem contar com muitos recursos cênicos. Isso é para que as pessoas percebam que o corpo está sempre pronto e é um instrumento muito simples que elas também têm”, completa Fernando Barba. Os seis músicos usam camisetas e bermudas ou calças de algodão nas cores do arco-íris e, nos pés, tênis. “A plateia tem de saber que dispõe do mesmo instrumento que nós que estamos em cena. É legal ser lúdico, mas nosso foco é a interação com o público”, diz, sobre o figurino.
Chegar mais perto da plateia também foi a intenção do pai do Barbatuques quando escolheu o termo “aula-espetáculo”: “Queremos estar cada vez mais próximos do público. Além disso, esta apresentação é mais dinâmica que uma oficina. Tivemos que encontrar um meio de caminho entre workshop e show”, explica Barba. “A ideia é demonstrar o que se pode fazer com a percussão corporal. Algumas músicas dão mais ênfase às palmas, outras às palavras e à fonética, e outras fazem lembrar que tudo isso existe”, conta o músico.
Repertório
Mãos à Obra e Pé na Tábua | Helô Ribeiro/Barbatuques
Barbapapa's Groove | Fernando Barba/Barbatuques
Tum Pá | Lu Horta/Barbatuques
Samba Lelê | Domínio Público (versão Barbatuques)
Peixinhos do Mar - Marinheiro Só | Domínio Público (versão Barbatuques)
Minimal Banda | Barbatuques
Samba da Minha Terra | Dorival Caymmi
Hit Percussivo | Fernando Barba e Giba Alves/Barbatuques
Quem Som? | João Simão/Barbatuques
Ficha Técnica
Direção artística e concepção: Núcleo Barbatuques. Direção musical: Fernando Barba. Músicos: André Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Fernando Barba, Flávia Maia, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Luciana Cestari, Lu Horta, Mairah Rocha, Marcelo Pretto, Maurício Maas, Renato Epstein, Taís Balieiro. (Esta atração é realizada com seis integrantes).
Barbatuquices
Teatro MorumbiShopping
Av. Roque Petroni Júnior, 1089, Piso G1 - Jardim das Acacias, São Paulo.
Temporada: de 4 de junho a 3 de julho.
Sábados e domingos, às 15h. Ingressos: R$ 50 (meia-entrada: R$ 25).
Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 13h às 20h. Sexta e sábado, das 13h às 21h e domingo, das 13h às 19h. Telefone: 5183-2800.
Classificação: livre. Duração: 45 minutos. Capacidade: 250 lugares.
Barbatuques no Teatro MorumbiShopping
teatro infantil SP
Marcadores:
Barbatuques,
Morumbi Shopping,
Shopping,
Shopping Morumbi,
teatro,
teatro em SP,
teatro infantil SP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário