Para esta edição, o diretor teatral Nelson Baskerville foi convidado para assinar a Direção Geral do evento que conta também com Hugo Possolo na Direção de Circo. Hugo selecionou artistas das mais diversas habilidades, sendo parte deles integrantes de importantes grupos para produzir um espetáculo contemporâneo e pulsante que dialogue profundamente com a cidade de São Paulo.
O tema da encenação é “O vidro na visão do passarinho”. O espetáculo é estruturado em oito blocos temáticos que serão apresentados aproximadamente de 90 minutos e propõe reflexões acerca do vidro, suas qualidades, simbologia e paradoxos. São eles: a criação do vidro, transparência, espelho, o vidro como separação, a solidão atrás do vidro, o vidro na visão do passarinho, a fragilidade do vidro e cacos de vidro.
Artistas multilinguagens
Durante toda a encenação o palco do Municipal estará preenchido pelos artistas propondo imagens, apresentando números, realizando cenas, interagindo com a cenografia, vídeos e trilha sonora numa representação múltipla da cidade que não para e em que tudo acontece simultaneamente. O circo e suas cores irrompem contrapondo a rotina da cidade.
Entre as atrações está a Cia. ParaladosanjoS, que revisita uma de suas obras mais significativas: Crossroad – Contos Urbanos, que traz ao palco figuras do universo alternativo da cidade de São Paulo. Também serão realizados duos acrobáticos aéreos e coreografias coletivas como as cenas que acontecem em espaços simulados como um andaime e o metrô.
A Noite de Gala do Circo também contará com Virgínia Rodrigues, cantora das mais respeitadas no circuito dos mais importantes festivais de jazz e world music mundo afora.
Uma das intenções ao convidar Nelson Baskerville para assumir a Direção Geral desta edição da Noite de Gala do Circo foi propor uma nova abordagem ao evento agregando elementos teatrais contemporâneos e propondo um novo enfoque ao Circo. Nelson é considerado um dos mais importante e atuantes diretores teatrais paulistanos, venceu o Prêmio Shell 2010 de Melhor Direção pelo espetáculo “Luis Antonio-Gabriela”, entre outros. Sobre o espetáculo, ele considera “uma homenagem à cidade de São Paulo e aos artistas. Na frenética São Paulo, que a todo o momento se constrói e recontrói, o circo e seus artistas permanecem”.
A encenação conta ainda com importantes nomes das artes cênicas como Marisa Bentivegna na Cenografia, Marichilene Artisevskis nos Figurinos, Wagner Freire na Iluminação, Daniel Maia na Trilha Sonora, Laerte Késsimos no Audiovisual e Claudinei Hidalgo no Visagismo.
Sessões: dias 09 e 10 de dezembro. Sábado às 20h. Domingo às 18h.
Ingressos gratuitos distribuídos duas horas antes do início da sessão
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP
O evento contará com tradução e interpretação para LIBRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário